A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira (1º) o indiciamento de um analista de sistemas de Porto Alegre por injúria e difamação contra o ex-prefeito da Capital Nelson Marchezan. Após investigação de mais de um ano, foram encontrados indícios de que o suspeito criou um perfil fake para ofender Marchezan e sua esposa apenas por ter divergências políticas.
O delegado Marco Antônio de Souza, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e responsável pelo caso, diz que o suspeito tem 29 anos e é morador do bairro Chácara das Pedras, na zona norte da cidade. Segundo ele, foi uma investigação longa e difícil de comprovar os crimes, mas os agentes conseguiram chegar ao analista que criou o perfil fake nas redes sociais.
— Foram obtidas judicialmente e realizadas várias quebras de sigilo de dados para conseguirmos cumprir um mandado de busca na casa do suspeito, quando foram apreendidas várias mídias eletrônicas. Com a perícia e análise do material, conseguimos ter provas suficientes dos delitos — explica Souza.
Segundo a polícia, foram diversos ataques desde abril de 2020 contra Nelson Marchezan e contra a esposa dele. Até o momento, as várias palavras de baixo calão foram motivadas apenas pelo fato do investigado ter uma posição política contrária a do ex-prefeito. O nome do indiciado ainda não foi divulgado porque a polícia tem investigação paralela sobre outros crimes semelhantes.
Conforme o artigo 140 do Código Penal Brasileiro, injúria, quando alguém ofende a dignidade de outra pessoa, a pena prevista é de um a seis meses e multa. O artigo 139, prevê pena de três meses a um ano, além de multa, no caso de difamação — quando ocorre um fato ofensivo à reputação de outra pessoa.