Depois de a Polícia Civil gaúcha receber 45 viaturas semiblindadas, nesta quarta-feira (6) foi a vez da Polícia Federal (PF) ganhar reforço. A corporação recebeu 16 caminhonetes semiblindadas, resistentes a disparos de armas como pistola e com portas que podem ser usadas como escudos durante ocorrências.
Os veículos foram entregues em Porto Alegre, durante a manhã. Em todo o país, foram distribuídos 559 automóveis para as superintendências regionais da PF.
No Rio Grande do Sul, as viaturas foram destinadas para Bagé, Caxias do Sul, Chuí, Jaguarão, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja e Uruguaiana. Outras três ficarão à disposição do Grupo de Pronta Intervenção no Estado e para a utilização dos agentes lotados em Porto Alegre.
São caminhonetes GM/Trailblazer. Nos próximos dias, mais quatro caminhonetes deste modelo, mais quatro da marca Ford Ranger e dois automóveis Toyota Corolla, ostensivos semiblindados, também serão entregues à Superintendência da PF na Capital. Os veículos estão sendo adquiridos por meio de processo de licitação nacional.
Para o superintendente Regional no Rio Grande do Sul, delegado José Antonio Dornelles, o recebimento dos automóveis representa a importância que a instituição vem dando ao seu efetivo.
— Utilizaremos um equipamento que poderá garantir a nossa integridade física e até mesmo a nossa própria vida. Também dará mais confiança aos policiais no desempenho de suas atividades — ressaltou.
Cada viatura custou R$ 188,8 mil e foi equipada ainda com suporte interno de arma longa, sinalizadores luminosos e sonoros, bem como rádio de comunicação e a blindagem. Em 2020, os policiais federais no Estado já haviam recebido outras 30 caminhonetes Mitsubishi Triton L200.