A Polícia Civil de Restinga Seca, na Região Central, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Manos da Felin. Cinco pessoas foram presas no município, três homens e duas mulheres. O objetivo é desarticular duas facções criminosas que brigam pela hegemonia da venda de drogas na cidade.
Foram, ao todo, sete mandados de prisão preventiva, cumpridos na Vila Felin, onde foram presos dois homens e uma mulher e na localidade de Estiva, no interior do município, onde foi preso um casal. O sexto mandado de prisão foi cumprido na cela de um detento do Presídio Estadual de Cachoeira do Sul, onde também foram encontrados dois celulares. Esse homem seria um dos líderes de uma facção que ordenou pelo menos um homicídio na cidade em julho deste ano. Além disso, o sétimo mandado foi cumprido no bairro Parque Pinheiro Machado, em Santa Maria. No entanto, até a publicação desta matéria, não havia confirmação da prisão deste suspeito.
Os investigados devem ser indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Além disso, também é apurada a participação dos suspeitos em outros dois homicídios nos últimos meses. Além do ocorrido em julho, o de uma jovem restinguense morta no município de Viamão e de um jovem assassinado assassinado em setembro em Restinga Seca.
Ao todo, 24 policiais civis e militares participaram da operação coordenada pela delegada titular de Restinga Sêca, Elizabete Shimomura.