Dentro da propriedade onde vivia com a família no interior de Cruz Alta, na Região Noroeste, um trabalhador rural acabou assassinado na frente da filha de sete anos. Ivanir Eckert Griesamg, 45 anos, foi atingido por um disparo na cabeça durante um assalto. O crime aconteceu no início da noite desta quinta-feira (27), na localidade de Novo Horizonte. No fim da manhã desta sexta-feira (28), a Polícia Civil prendeu um dos suspeitos do latrocínio (roubo com morte).
— Imediatamente, foram realizadas as perícias pertinentes, bem como as primeiras oitivas e entrevistas com vítimas e testemunhas, que se estenderam pela madrugada — relatou o delegado Rafael Santos.
Ainda conforme o policial, a investigação chegou ao nome dos suspeitos na manhã desta sexta-feira. Após buscas, equipes da Polícia Civil localizaram um deles em um apartamento — o homem estava foragido do sistema prisional e, segundo o delegado, admitiu participação no crime. Ele tem antecedentes por roubos, tentativa de homicídio, associação criminosa e posse de arma de fogo, entre outros crimes. O preso alegou, no entanto, que o outro assaltante é quem teria atirado na vítima.
Na residência do preso, foram encontrados e apreendidos um revólver calibre 38, que teria sido utilizado no latrocínio, o celular de uma das vítimas, e vestimentas utilizadas no crime. Na sequência, a Brigada Militar localizou no bairro Brum, o veículo que havia sido subtraído da propriedade e utilizado para transportar os objetos do roubo.
No começo da tarde, policiais militares localizaram os defensivos agrícolas e o cofre que haviam sido roubados. O material estava depositado em uma casa abandonada no bairro Jardim Primavera. A Polícia Civil segue tentando identificar o outro suspeito de envolvimento no crime.
O ataque
O crime aconteceu pouco depois das 18h, quando o trabalhador saiu de casa para ir até uma área de mato, acompanhado da caçula. Ele seguiu de moto até o local, onde mantinha criação de pombos. Nesse momento, teria sido surpreendido por dois criminosos que estavam escondidos, um deles armado. Ivanir acabou atingido por disparos, pelo menos um deles na cabeça. Logo depois, os assaltantes teriam seguido na moto da vítima em direção à sede da propriedade, a cerca de um quilômetro dali, levando a criança junto.
Na residência, renderam a esposa do trabalhador, outra filha do casal de 13 anos e um funcionário da propriedade. Segundo a polícia, os ladrões roubaram eletrônicos, como televisão e notebook, celulares, um cofre, dinheiro, uma espingarda calibre 22 e duas espingardas calibre 28, além de defensivos agrícolas da propriedade rural. Para carregar os itens roubados, os criminosos usaram uma caminhonete F-1000 e levaram o funcionário como refém.
O homem, de 50 anos, foi liberado pelos criminosos em uma estrada, onde teria caminhado cerca de cinco quilômetros até conseguir pedir ajuda em um posto de combustíveis. A BM foi acionada e seguiu até a propriedade, onde encontrou o corpo de Ivanir caído na lavoura.
Segundo a Funerária Lermen, o trabalhador rural teve o corpo encaminhado para o município de Crissiumal, de onde era natural. Ele será velado a partir das 17h desta sexta-feira no salão de Alto Crissiumal. O enterro está previsto para ocorrer na manhã deste sábado (29), a partir das 8h, no cemitério da mesma localidade.