Um incêndio, provavelmente criminoso, destruiu na madrugada deste sábado (13) a casa onde Doglas de Oliveira, de 29 anos, morava com a mãe em Santana da Boa Vista, no sul do Estado. Ele está preso e é o principal suspeito pela Ana Carolina Vinholes de Meneses Morais, de 12 anos, na quarta-feira (10), na cidade. Conforme o Corpo de Bombeiros de Caçapava do Sul, a guarnição foi chamada por volta das 4h para atender a ocorrência no município vizinho, a 60km de distância. Uma das casas que fica no pátio foi totalmente destruída, mas ninguém ficou ferido, uma vez que não havia pessoas em nenhuma das casas.
Doglas de Oliveira foi preso em flagrante no dia do crime. A menina teria ido até a casa do homem, que fica a meia quadra de distância de onde ela morava com a mãe e o padrasto, para falar com a mãe do suspeito, que é costureira, mas que não estava no local. A mãe de Ana Carolina desconfiou da demora da filha e, após 15 minutos, foi até a casa. O suspeito disse que a menina não estava lá, mas a mulher desconfiou e chamou a Brigada Militar. Os policiais entraram no local e encontraram o corpo de Ana Carolina dentro de um roupeiro sem parte da roupa.
Oliveira estava preso no presídio de Caçapava do Sul, mas como estava sendo ameaçado por outros detentos, foi transferido na noite de quinta-feira (12) para a Penitenciária Estadual de Santa Maria, onde está isolado.
Segundo a delegada Débora Dias, que investiga o crime, o inquérito deve ser concluído nos próximos dias, e o homem será indiciado por feminicídio e estupro de vulnerável. De acordo com a delegada, um outro inquérito será aberto para apurar as causas do incêndio, que tem características de ter sido criminoso. No entanto, segundo ela, a prioridade no momento é encerrar a investigação sobre a morte da menina.
HOMENAGEM
Neste domingo (14), uma caminhada em homenagem à Ana Carolina será feita na cidade. O ato está marcado para começar às 14h, com saída do trevo do município, passando pelo centro, com chegada no colégio onde a menina estudava, a Escola Média Estadual Jacinto Inácio.
Os organizadores pedem que as pessoas usem camisa branca e levem balões e cartazes. Além disso, é solicitado que os participantes usem máscara e mantenham distância uns dos outros. Também há a opção de participar de carro ou moto.