A convocação de 860 aprovados no último concurso para soldado da Brigada Militar será retomada pelo governo gaúcho. A garantia foi dada pelo governador Eduardo Leite, em uma transmissão pela internet, nesta quinta-feira (16). O processo havia sido suspenso devido ao avanço da pandemia de coronavírus.
O edital para a retomada, com as datas dos próximas etapas, vai ser divulgado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado. Após o ingresso do aprovado, o curso de formação terá início em 30 dias. As turmas terão, no máximo, 30 alunos para evitar aglomerações.
Em novembro do ano passado, o Piratini divulgou cronograma, indicando que as convocações ocorreriam no último mês de março. No entanto, em 20 de março, a partir da assinatura do decreto de calamidade pública pelo governador, a Brigada Militar suspendeu todos chamamentos e demais fases de concursos.
Também serão convocados 80 aprovados na seleção realizada pelo Corpo de Bombeiros.
Outras convocações
De acordo com o cronograma original, também estavam previstas para março as convocações de 70 capitães para a Brigada Militar e 25 capitães para o Corpo de Bombeiros. A Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) ainda não se manifestou sobre estes chamamentos.
Antes da suspensão, já haviam sido chamados 262 agentes para a Polícia Civil e 50 delegados, que começaram o curso em 6 de março. Após o aumento de restrições devido ao coronavírus, eles passaram a realizar o curso de formação com lições pela internet. A retomada presencial das aulas está prevista, inicialmente, para maio.