Entre os 40 internados em UTI com covid-19, em Porto Alegre (conforme dados divulgados ao meio-dia dessa quarta-feira, 15), há uma única criança. O menino de nove anos está no Hospital de Clínicas. A instituição, com razão, não divulga informações para preservar o paciente.
Até agora, pelo menos quatro crianças já foram detectadas com a doença na Capital – entre essas, duas estão curadas. A Secretaria de Saúde ressalta, no entanto, que os números tendem a ser maiores, porque só quem tem sintomas graves faz o teste.
Na semana passada, uma menina de 10 meses ganhou alta no Hospital de Clínicas, de onde saiu sob aplausos.
Vagas de UTI
O ritmo de avanço da covid-19 nas UTIs de Porto Alegre, conforme mostrou o repórter Marcelo Gonzatto, de GaúchaZH, diminuiu ao longo da última semana e aliviou, ainda que temporariamente, a pressão sobre os leitos destinados a receber pacientes graves na Capital. O freio no número de casos confirmados ou suspeitos é atribuído ao distanciamento social.
De acordo com a Secretaria de Saúde (conforme os dados divulgados até as 12h30min de quarta-feira, 15), os doentes com coronavírus ou à espera de resultado do teste ocupavam 10% das vagas para adultos – um ponto percentual a menos do que uma semana atrás. Nas UTIs pediátricas, a ocupação é de 1,9% – um caso confirmado e um suspeito para 105 leitos.