Cheio de mapas e gráficos, um site que reúne e interpreta os dados sobre coronavírus em Porto Alegre – tudo da forma mais didática possível – tem sido atualizado diariamente por pesquisadores da UFRGS.
A ideia é facilitar a compreensão das informações que a Secretaria Municipal de Saúde divulga todo dia em seus boletins, o que pode ser útil especialmente para os hospitais.
– Sei da necessidade que esses órgãos têm de entender o processo da doença na cidade. Eles precisam se planejar e definir como vai ser a logística de acordo com a demanda – diz a professora de Estatística Márcia Barbian
Todas as noites, após a publicação do boletim diário na página da prefeitura, ela atualiza a ferramenta com a ajuda do aluno Gustavo Machado Utpott, 20 anos, que está no 5º semestre do curso de Estatística.
São inseridos ali dados sobre o número de casos confirmados, de mortos, de recuperados e sobre o perfil das vítimas, com idade e sexo. Em um mapa da cidade, círculos de diferentes tamanhos identificam os hospitais conforme o número de casos da doença.
Sobre leitos hospitalares, o site mostra quantos estão ocupados com pacientes da Covid-19 e qual a variação da lotação com relação ao dia anterior. Por meio de geolocalização, também é possível saber onde estão os hospitais com o maior número de leitos disponíveis.
– Pode ser que a cidade tenha uma demanda grande, e por ali dá para ver de forma simples e rápida as possibilidades de realocação – afirma Gustavo.
Com Rossana Ruschel