Com 61 anos, o médico João Batista Pires diz que costumava se gabar aos conhecidos por nunca ter sido assaltado. Desde a noite de quinta-feira (31), a história a ser contada passou a ser outra. Na saída de uma farmácia na Avenida Nilo Peçanha, no bairro Três Figueiras, na zona norte de Porto Alegre, teve o carro e o celular roubados. Ainda foi levado pelos criminosos e libertado na sequência. O roubo foi gravado pelas câmeras de segurança da farmácia.
— Foi uma coisa muito chocante. Me sequestraram na porta da farmácia. Eu estava saindo, distraído, e um casal jovem se aproximou. Ele me deu uma gravata, como mostra o vídeo, e encostou a arma na minhas costas — conta o médico, conhecido como Dr. Batista.
— Entra no carro, entra no carro — ordenava o ladrão.
O médico conta que conseguiu se manter calmo, diante da situação. Inclusive, tentou negociar com o criminoso. Disse ao assaltante que podia levar o que quisesse, mas que não iria entrar no veículo com eles.
— Sou médico, meus pacientes precisam de mim — argumentou com o ladrão.
— O senhor entre no carro para ninguém se machucar. Nós lhe largamos na próxima esquina — prometeu o criminoso.
A vítima cedeu e ingressou pela porta traseira, seguido pela assaltante, que sentou ao lado. O criminoso assumiu a direção do veículo e saiu da frente da farmácia. Logo depois, pararam o carro e ordenaram que ele descesse. O médico pediu para ficar com os remédios que havia ido comprar para a esposa e foi atendido. Ele ainda tentou argumentar para ficar com o celular, onde mantém a agenda com contatos de pacientes. Mas não conseguiu convencer os ladrões.
— É uma situação tensa. Mas, não sei por que eu fiquei tranquilo. Eles estavam extremamente nervosos. Eu estava mais calmo do que eles. Fiquei sem carro e sem o celular — conforma-se.
O médico retornou para casa e contou com o auxílio da filha, de 20 anos, para acionar o seguro, cancelar a linha do celular e avisar a polícia. Na mesma noite, ele acompanhou os policiais até a farmácia, onde obtiveram o vídeo das câmeras. O veículo levado é uma IX35 branca, placas IWF6972. Segundo o proprietário, até a tarde desta sexta-feira (1º) o carro ainda não havia sido recuperado.