Uma quadrilha responsável por fraudes contra a Previdência Social e beneficiários está sendo alvo da operação Mágico de O.S.S, deflagrada pela Polícia Federal, em Viamão, na manhã desta quarta-feira (3). A estimativa é que o grupo tenha causado prejuízo de aproximadamente R$ 200 mil, apenas neste ano.
O ponto de partida da investigação foi a apreensão de documentos falsos, com dois homens abordados e presos em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Além de revelar a existência da fraude, o material apontava endereços em Viamão como de suspeitos de participação.
Os investigadores apuraram que, com documentos falsificados, os fraudadores promoviam a migração de benefícios de uma agência para outra da Previdência Social. Os dados de pagamento eram alterados para outra conta corrente e o benefício era sacado.
Com base nessas informações, 20 policiais federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão na cidade da Região Metropolitana. De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência Regional da PF em Porto Alegre, foram apreendidos outros documentos falsificados e celulares de suspeitos para embasar as investigações.
O nome da operação, de acordo com a PF, foi inspirado pela forma como os golpistas se referem ao INSS: O.S.S. Os envolvidos poderão ser indiciados pelos crimes de falsificação de documento, estelionato previdenciário e organização criminosa.