A Polícia Civil realiza nesta terça-feira (28), em 21 Estados e no Distrito Federal, operação em busca de suspeitos pelos crimes de homicídio e feminicídio. No Rio Grande do Sul, 166 agentes estão cumprindo mandados de prisão em 70 locais diferentes contra 205 pessoas.
Até as 12h30min, 48 suspeitos haviam sido detidos no Estado – 44 adultos, além de quatro adolescentes que foram apreendidos. Do total, 32 são suspeitos de homicídios (e tentativas de homicídio) e 16 de feminicídios (e tentativas de feminicídio).
As ordens judiciais estão sendo cumpridas em Porto Alegre, em cidades da Região Metropolitana e nos municípios de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. A delegada Vanessa Pitrez, diretora do Departamento de Homicídios da Capital, diz que vários balanços das prisões serão realizados ao longo do dia.
Na ofensiva, realizada desde as 6h em quase todo o país, um dos objetivos é promover a integração do Sistema Único de Segurança Pública, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além disso, estão sendo usados vários recursos tecnológicos para a investigação e para a localização dos foragidos.
Primeira fase da operação
Na primeira etapa da chamada Operação Cronos, em agosto do ano passado, foram 162 presos no Estado. No Brasil, foram 2.627 prisões e 341 apreensões de adolescentes feitas por aproximadamente 7,8 mil policiais civis.