A Polícia Civil gaúcha contabilizou 162 pessoas presas e 16 adolescentes apreendidos no Rio Grande do Sul durante a operação Cronos, realizada de forma integrada entre as polícias brasileiras durante a sexta-feira (24) para combater feminicídios e homicídios. O balanço foi divulgado neste sábado pela corporação.
De acordo com a polícia, 50 prisões foram por homicídios, 32 prisões em flagrante, 22 por crimes relacionados à Lei Maria da Penha, quatro por feminicídio e 54 por outros crimes. Foram apreendidas 39 armas e aproximadamente nove quilos de drogas. O efetivo de policiais civis utilizado na operação no Rio Grande do Sul foi 718.
Entre os presos está Jair Menezes Rosa, de 58 anos, suspeito de matar Francine Rocha Ribeiro, 24 anos, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. A jovem foi encontrada sem vida no último dia 13, um dia após desaparecer no Lago Dourado, um dos pontos turísticos da cidade. A suspeita da Polícia Civil é de que tenha sido vítima de violência sexual.
Em todo o Brasil, foram 2.627 prisões e 341 apreensões de adolescentes feitas por aproximadamente 7.800 policiais civis.
A ação nacional foi organizada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil e Ministério da Segurança Pública.