O gerente da Bio Express Academia, localizada na Rua 24 de outubro, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, foi preso em flagrante nesta terça-feira (28) por furto de energia elétrica. Equipes da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Civil estiveram no local, que fica em frente ao Parcão, com técnicos da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
Conforme o delegado Luciano Peringer, foi constado que o medidor de energia estava adulterado, fazendo com que o valor da conta final reduzisse em até um terço todos os meses.
— Por ter muitos equipamentos, a academia possuiu tem rede de alta tensão e há um conversor que transforma em baixa tensão para poder alimentar os equipamentos. Isso é totalmente regular. No entanto, como o sistema é trifásico, eles desativaram uma das fases, fazendo com que um terço do consumo não fosse marcado, resultando em fraude. Normalmente são contas de luz altas e eles usavam desse artifício para pagar um valor abaixo do normal — destacou Peringer.
O gerente não teve o nome divulgado pela Polícia Civil. Ele foi levado a sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), onde pagou fiança de R$ 10 mil. Ele responderá em liberdade. A prisão fez parte da chamada Operação Blecaute que, segundo a corporação, é permanente no Estado e visa a combater esse tipo de irregularidade.
A mesma academia já havia sido notificada em outra ocasião pela mesma prática, segundo Luciano Peringer. A academia tem prazo de cinco dias para realizar as adequações que foram determinadas pela CEEE.
Ao ser questionado pelo delegado, o homem se manteve calado. A reportagem tentou contato por telefone, mas não encontrou nenhum representante do estabelecimento para comentar o assunto.