Dois funcionários da pizzaria Il Giardinetto, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, foram presos em flagrante durante uma ação do Departamento de Investigações Criminais (Deic) em conjunto com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) na tarde desta quinta-feira (9) por furto de energia.
Segundo a CEEE, o fornecimento de energia do local está cortado desde novembro do ano passado por causa de uma dívida acumulada em mais de R$ 40 mil. Desde então, o restaurante estava funcionando através de um "gato na rede", que foi comprovado através de inspeção de equipes da concessionária. "Gatos" são as conexões irregulares que desviam a energia elétrica de uma unidade de consumo para outra.
Como o proprietário não estava no local, dois funcionários, que estavam responsáveis pelo estabelecimento foram detidos e serão autuados em flagrante. O valor desviado pelo restaurante ainda não foi calculado.
Segundo a Polícia Civil, os dois presos se reservaram ao direito de permanecerem em silêncio. Eles também não apresentaram nenhum advogado na delegacia. GaúchaZH tentou contato, mas encontrou os dois telefones do estabelecimento desligados.
Fiscalização
A CEEE afirma que faz, em média, 650 inspeções por dia em toda a área de concessão. Apenas no primeiro trimestre deste ano, R$ 38,9 milhões foram recuperados.