Policiais civis de Canoas prenderam em Registro, no interior em São Paulo, Cesar Augusto Machado, 40 anos, investigado por matar um casal a tiros no bairro Igara, no município, na semana passada. O crime ocorreu dentro de um veículo na Rua Xingu, bairro Igara, no dia 20 deste mês.
Na ocasião, houve uma discussão e uma terceira pessoa também foi baleada, mas sobreviveu. O suspeito tinha mandado de prisão preventiva pelos assassinatos de Fernanda Lima Chaves, 29 anos, e Felipe dos Santos Moreira, 24, e por uma tentativa de homicídio. A prisão ocorreu no sábado (25), mas foi divulgada somente nesta terça-feira (28) por questões de segurança, somente após o detido ter sido conduzido para o Rio Grande do Sul.
O delegado Thiago Carrijo, da Delegacia de Homicídios de Canoas, investiga a suspeita de que as vítimas teriam discutido com o suspeito, em princípio, devido a um desentendimento envolvendo a venda de um terreno em Canoas, fato que ainda está sendo averiguado. Pelo menos quatro pessoas estariam dentro do veículo, um Polo.
Para a polícia, tratam-se das três pessoas baleadas e do autor dos disparos. Em uma imagem de câmera de segurança na Rua Xingu, o suspeito aparece correndo pela via logo depois do horário dos crimes e próximo ao local onde o carro foi encontrado com os corpos.
Os tiros contra as vítimas teriam sido disparados de dentro do mesmo automóvel. Já o titular da 2ª Delegacia Regional Metropolitana, delegado Mario Souza, destaca que a terceira vítima teria sido baleada ainda dentro do veículo e conseguiu escapar.
— Tudo está sendo apurado, são muitas questões que estamos vendo — afirma Souza.
Carrijo diz que, após os crimes, Machado, que ainda não depôs mas teria confessado informalmente à polícia a autoria dos assassinatos, fugiu por cidades do Estado, além de outras no Paraná e em São Paulo.
— No último sábado, dia 25, ele saiu de ônibus de Porto Alegre para Curitiba, na tentativa de despistar os policiais, desceu em Curitiba e seguiu para São Paulo, sendo preso em Registro, antes de chegar no seu destino final, a capital do Estado.
O preso tem antecedentes por porte ilegal de arma de fogo (duas ocorrências), disparo de arma de fogo, estelionato, esbulho possessório (quando alguém perde a posse de um bem em razão da ação violenta de outra pessoa) e ameaça. Por questões de segurança, o nome da pessoa ferida a tiros não está sendo divulgado. A vítima, um homem, tem 31 anos.
Contraponto
Até a publicação desta reportagem, segundo Carrijo, Machado ainda não havia constituído advogado.