Agentes da 19ª Delegacia de Polícia apreenderam na manhã desta terça-feira (9), em um depósito no Morro da Cruz, zona leste de Porto Alegre, 13 bicicletas de aluguel da empresa Yellow que haviam sido furtadas em diversos locais da cidade. Os policiais ainda tentam localizar os responsáveis pelos furtos. Até o momento, não houve prisões.
A apreensão ocorreu após uma denúncia anônima. Algumas bikes já estavam sendo pintadas com outras cores para dificultar a identificação.
Na segunda (8), o jornalista Paulo Germano, na coluna Perimetral, informou que, conforme a polícia, em 33 dias, foram registrados seis casos de furto ou vandalismo envolvendo as novas bicicletas de aluguel ou as patinetes elétricas na área do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que abrange a região central de Porto Alegre.
– Toda semana ocorre um caso. Nos episódios de furto, temos conseguido autuar sempre em flagrante os delinquentes – diz o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Luciano Moritz.
Considerado um dos diferenciais do serviço prestado pelas empresas Yellow e Grin, o fato de os equipamentos não terem estações fixas tem colaborado, conforme a polícia, para os furtos – tanto bicicletas quanto patinetes elétricas podem ser deixadas em qualquer ponto da cidade (em alguns locais, haverá cobrança extra por isso), e o próximo usuário localiza pelo celular aquela que está mais próxima.
Enquanto outras empresas mantêm as bicicletas de aluguel menos expostas, presas a estações fixas (não há registro de ataques recentes, segundo a polícia), os equipamentos da Yellow e da Grin ficam soltos. Os ladrões, de acordo com os registros policiais, só precisam arrancar o recipiente em que fica o GPS, equipamento que permite à empresa acompanhar onde estão os equipamentos, antes de levá-lo.