A reunião que envolveu órgãos da Prefeitura de Santa Maria e de segurança não deve ter todas as suas definições anunciadas. Isso porque, como o objetivo é estabelecer estratégias para manter a ordem na Praça Saturnino de Brito, onde houve uma briga generalizada na madrugada do último sábado (15), algumas medidas serão aplicadas sem que sejam divulgadas, para garantir a eficácia. As propostas foram tomadas em conjunto entre Justiça, Polícia Federal, Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal.
Desde o fato, a segurança foi retomada na praça — através do reforço do policiamento, maior fiscalização nos bares do entorno e serviços de inteligência integrados. Conforme a Brigada Militar, desde a manhã de sábado as rondas policiais no entorno da praça foram feitas com mais frequência.
A Prefeitura, por sua vez, informou que fará a compra de câmeras de videomonitoramento, para melhorar o trabalho da Guarda Municipal. A licitação para a compra dos equipamentos deve ser lançada nos próximos dias.
Na madrugada de sábado, cerca de 15 pessoas se agrediram com socos, chutes, mochiladas, pedradas e até com pedaços de madeira. A briga só terminou depois que o segurança de uma boate, em frente à praça, deu tiros para o alto. O resultado foi lixo espalhado pelas ruas Doutor Bozano e Duque de Caxias e bancos da praça, feitos de concreto, quebrados.
A praça é conhecido local de encontro de estudantes durante a primeira semana de cada semestre letivo da Universidade Federal de Santa Maria, na chamada semana de trote dos bixos. Para tentar aumentar a segurança na região nesse período, os órgãos de segurança trabalham juntos, na chamada Calourada Segura. Já foram quatro edições da ação integrada.