As forças de segurança de Santa Maria terão uma reunião nesta segunda-feira (17), junto com a prefeitura, para discutir o sistema de segurança na Praça Saturnino de Brito, no centro da cidade, onde houve uma briga generalizada na madrugada de sábado (15).
Dois vídeos gravador por moradores mostram cerca de 15 pessoas se agredindo com socos, chutes, pedradas e até com pedaços de madeira. A briga só terminou depois que o segurança de uma boate, que fica em frente à praça, deu tiros para o alto.
O caso aconteceu por volta das 6h de sábado. A Brigada Militar disse à reportagem que quando chegou ao local não havia mais ninguém. No entanto, tinha muito lixo espalhado pelas ruas Doutor Bozano e Duque de Caxias. Inclusive, os bancos da praça, feitos de concreto, foram quebrados.
A prefeitura considera a briga um fato isolado. Desde o fato, a Brigada Militar tem feito rondas periódicas na região, mas não foram registrados novos problemas no local.
A Praça é ponto e encontro de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria. No início de cada semestre, é ali que ocorre o trote dos novos universitários.
Participarão do encontro Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Federal, além de órgãos do executivo como Superintendência de Fiscalização, Casa Civil, e Secretaria de Mobilidade Urbana. A Prefeitura irá se manifestar após o fim da reunião, marcada para a tarde desta segunda.