O padre Amauri Thomazzi, que celebrou missa instantes antes de um homem atirar contra pessoas dentro da Catedral Metropolitana de Campinas, na tarde desta terça-feira (11), comentou o caso. Em vídeo publicado no Facebook, Thomazzi destacou que nada pôde ser feito pelos presentes no local em meio aos tiros:
— Eu rezei a missa do 12h15min. No final da missa, uma pessoa entrou atirando e fez algumas vítimas. Ninguém pôde fazer nada, ajudar de forma nenhuma, mas eu peço a oração de todos — diz o religioso no vídeo.
Thomazzi também pediu orações para o atirador, que cometeu suicídio após matar pelo menos quatro pessoas e ferir outras quatro. O autor dos disparos foi identificado como Euler Fernando Grandolpho, 49 anos.
— Peço apenas que rezem pela pessoa. Ele se matou depois da situação. Ele atirou nas pessoas. Foram mais de 20 tiros aqui dentro e depois ele se matou. Então, rezamos por ele e por aqueles que também foram feridos.
A ação
O delegado Hamilton Caviola, que cuida do caso, afirmou que o atirador teria entrado na igreja, sentado em um banco e, depois de alguns minutos, iniciado os disparos. Na hora do ataque, houve corre-corre no centro da cidade, principalmente na rua 13 de Maio, uma das mais movimentadas do comércio local.
O autor dos disparos usou uma pistola calibre 9 mm — de uso restrito — e um revólver calibre 38. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu os feridos para hospitais de Campinas.