A Justiça marcou para 11 de janeiro de 2019, às 10h, a primeira audiência sobre o assassinato de Débora Forcolén, 18 anos. Serão ouvidas 13 testemunhas arroladas pelo Ministério Público (MP), que acusa o companheiro da vítima, o empresário Marcelo de Oliveira Bueno, 37 anos, de ter a assassinado. O crime aconteceu no dia 31 de maio, na zona norte de Porto Alegre.
Até então, o processo se arrastava após pedidos de vista dos autos pela defesa do empresário e pelo MP. Além de Bueno, há outro réu, Rodrigo Mallet Maciel de Almeida, que teria emprestado a arma usada no crime.
Além disso, um erro do MP também atrasou o processo. A promotoria enviou a denúncia sem uma das folhas do rol de testemunhas e da parte onde consta os crimes dos acusados. Caso não fosse corrigido, haveria quatro pessoas a menos para serem ouvidas pelo Judiciário.
A juíza Lourdes Helena Pacheco da Silva, da 1ª Vara do Júri do Foro Central, aceitou o aditamento da denúncia com o texto completo. O Judiciário informou que, apesar do erro, “não houve qualquer alteração nos delitos que os acusados respondem nesta Vara do Júri”.
Não há previsão para o término do processo.
O caso
Débora Forcolén, 18 anos, foi morta pelo companheiro na casa onde moravam, no bairro Farrapos, na zona norte de Porto Alegre. O empresário alegou inicialmente que o tiro foi acidental, e que ele tentara fazer somente uma brincadeira com ela. Em um primeiro momento, ele foi liberado pela polícia.
Após investigação, a Polícia Civil o indiciou por homicídio com dolo eventual e não configurou o crime como um feminicídio. O MP contrariou o entendimento da delegada responsável pelo caso e disse que o empresário teve intenção de matar e que o fez no contexto de violência doméstica.
Bueno só foi preso no dia 13 de julho, enquanto estava internado em uma clínica de reabilitação no município de Palmitos, no oeste catarinense.
Amigos e familiares de Débora relatam que o companheiro já apresentava sinais de agressividade e a ameaçava. A vítima deixou um filho de um ano e nove meses, fruto de outro relacionamento.