A Polícia Civil prendeu na manhã desta quarta-feira (21) no bairro Stella Maris, em Alvorada, Toni Ibarra Silveira, 36 anos, suspeito de tráfico internacional de drogas e que constava na lista de procurados pela Interpol.
No ano passado, ele foi apontado como responsável por tentar entrar no Rio Grande do Sul com cerca de 200 quilos de maconha. Depois disso, foi emitido um "aviso vermelho" pela Organização Internacional de Polícia Criminal pelo fato do preso ter agido no Uruguai e, possivelmente, na Argentina.
A prisão desta quarta foi realizada pela Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Segundo o delegado Arthur Raldi, havia um mandado de prisão preventiva expedido contra Silveira pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico.
— A nossa equipe estava no encalço dele desde o início do ano, pelo fato de que ele poderia estar voltando para o Brasil — diz Raldi.
Santana do Livramento
Em setembro do ano passado, Silveira foi apontado como responsável por transportar cerca de 240 quilos de maconha. Na ocasião, um veículo passou pelo posto da Polícia Rodoviária Federal de Santana do Livramento e, ao receber ordem para parar, o motorista fugiu e foi perseguido por mais de um quilômetro pela BR-158 – mesmo com os pneus do carro furados pelos agentes. Na altura do trevo de acesso a Quaraí, o veículo parou e o condutor fugiu do local.
Silveira, que é gaúcho e é suspeito de agir em pelo menos três países, teve mandado de prisão expedido pela Justiça devido a este fato. Esta é a terceira prisão realizada pelo Deic no Estado, neste ano, de criminosos procurados pela Interpol.
Em fevereiro, na zona sul de Porto Alegre, os policiais localizaram e prenderam um uruguaio procurado pela Interpol. Ele é investigado por roubo a bancos no país vizinho e também a estabelecimentos comerciais.
Em julho, o Deic prendeu em Novo Hamburgo um suspeito de homicídio. Ele havia voltado para o Estado depois de ter fugido do país após um crime cometido em 2012.