No dia 24 de setembro, uma segunda-feira, o adolescente Tailon Ariel Schaefer acordou cedo e foi para a estação rodoviária de Picada Café, município localizado na Encosta da Serra, a 90 quilômetros de Porto Alegre. Tinha como destino Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, onde deveria permanecer até a quinta-feira.
Embora fizesse parte da rotina de Tailon dividir sua semana entre a Serra, de sextas a domingos, e a cidade da Região Metropolitana, de segundas a quintas, naquele dia, a mãe, Cleci Suckel Rosa, fez questão de acompanhá-lo até a porta do ônibus, para uma despedida especial. Afinal, o filho completava 17 anos justamente naquela data.
— Dei um beijo nele e desejei uma boa viagem — lembra Cleci.
O que a mãe não imaginava era que, poucas horas depois, começaria um período de tormento que lhe tiraria o sono nos dias seguintes. O motorista deu partida no ônibus às 8h10min. Às 16h30min, a avó do adolescente, com quem ele mora em Sapucaia do Sul, telefonou comunicando que Tailon não havia chegado ao destino. Desde então, a família não obteve mais notícias dele. Seu celular permanece desligado e ele não acessou mais seu WhatsApp.
A mãe lembra que o filho costuma ficar com a avó até quinta-feira para frequentar a escola.
— Ele está cursando as disciplinas que faltam para concluir o Ensino Fundamental pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) — diz.
Uma distância de 55 quilômetros separa Picada Café do município da Região Metropolitana. Tailon a percorre de ônibus até as proximidades de um shopping em Novo Hamburgo e, depois, de trensurb até Sapucaia do Sul. O que aconteceu durante o trajeto ainda é um mistério.
— Tinha um vizinho no ônibus que o viu, mas não sabe onde ele (Tailon) desembarcou. O motorista também é acostumado com ele nas segundas-feiras. Lembra de tê-lo visto, mas não de onde ele desembarcou — lamenta a mãe.
O desaparecimento foi registrado na Delegacia de Polícia de Nova Petrópolis, que atende Picada Café. De acordo com um policial que participa das investigações, estão sendo apurados possíveis locais onde o adolescente possa ter sido visto durante esse período em que está desaparecido.
Para informações:
Delegacia de Polícia de Nova Petrópolis: (54) 3281-1378
Família: (54) 99147-1046.