Depois de fechada por superlotação, a emergência do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) retomou os atendimentos à população nesta terça-feira (2). A acolhida a novos pacientes foi suspensa na noite de domingo (30). A retomada parcial chegou a ocorrer 24 horas depois.
Até segunda-feira (1º), a orientação é que apenas pacientes em estado grave procurassem a instituição. Os demais deveriam se dirigir às Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) localizadas no bairro Canudos e no Centro da cidade.
De acordo com a administração da casa de saúde, o fluxo foi normalizado apenas nesta terça-feira, o que permitiu que a emergência voltasse a atender a comunidade sem qualquer tipo de restrição.
Em compensação, a emergência do Hospital Centenário, em São Leopoldo, está superlotada pelo segundo dia consecutivo. Nesta terça-feira, o espaço abriga 49 pacientes para 32 leitos. Ontem, o número era ainda maior: chegando a 53 internados no local. Por conta disso, os atendimentos no Centenário estão restritos a pacientes graves, cujo estado de saúde seja classificado no protocolo médico como laranja ou vermelho.