A emergência do Hospital Municipal de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, segue fechada na manhã desta segunda-feira (1º) devido à superlotação. Os novos atendimentos foram interrompidos na noite de domingo pela primeira vez no ano.
Nesta manhã, os 19 leitos estão ocupados, e mais 35 pacientes são atendidos no consultório clínico do hospital. A UTI também opera com a capacidade máxima. Devido à grande quantidade de pessoas circulando no hospital, a visitação de pacientes ao meio-dia desta segunda-feira foi suspensa.
A Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH) atribui a alta procura à variação de temperatura da época. Durante a tarde, a situação será reavaliada, e a administração do hospital vai decidir se é possível ou não reabrir a emergência.
O Hospital Municipal de Novo Hamburgo é porta de entrada de urgência e emergência e dos encaminhamentos do Samu para os municípios de Dois Irmãos, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti e Portão. Considerando-se outras especialidades, são 20 municípios da região que têm o hospital como referência.
Enquanto a emergência seguir fechada, a orientação é de que os pacientes busquem atendimento nas Unidades de Pronto-Atendimento do Centro e do bairro Canudos, nos casos de emergência, e nas unidades básicas de saúde, nos casos com menor gravidade.