A Polícia Civil realiza operação de combate ao tráfico de drogas no norte do Estado, na manhã desta quinta-feira (18). A ação, chamada Breaking Bad, é realizada em Passo Fundo, Serafina Correa e em Palhoça (Santa Catarina).
Quatro homens e uma mulher foram presos – três em prisão preventiva e dois em flagrante. Segundo o delegado Diogo Ferreira, coordenador da operação, são cumpridos também 12 mandados de busca e apreensão. A mulher foi presa após os policiais encontrarem drogas escondidas dentro de um aspirador de pó na residência da suspeita.
Os investigados receberiam maconha, cocaína, LSD e ecstasy, vindos do Paraguai e do litoral catarinense, para distribuição na região norte do Estado. Conforme a Polícia Civil, eles realizavam as entregas com os próprios veículos. Depois, cobravam os devedores e depositavam valores aos fornecedores.
As investigações começaram em março deste ano, com a prisão de dois suspeitos – que já foram liberados pela Justiça. O primeiro foi preso com R$ 1.794, além de porções de entorpecentes.
O segundo suspeito foi detido após quebra de sigilo. Com ele, foi encontrada uma lista de comprovantes de depósitos em nome de terceiros, além de um carro. A Polícia Civil continuou as apurações e identificou 12 suspeitos de envolvimento no esquema.
Os nomes dos presos não foram divulgados pela polícia. Cinquenta e cinco policiais participam da ação em Passo Fundo e região, e também em Palhoça. Segundo o delegado, o nome da operação é referência à série de televisão Breaking Bad, devido às drogas sintéticas que também são tema da série .
Operações no RS
No Vale do Rio Pardo, outra operação da Polícia Civil cumpre 39 mandados judiciais também contra uma facção de tráfico de drogas. Em São Lourenço do Sul, são outros 56 mandados, também contra o tráfico de entorpecentes.