Uma operação da Polícia Civil desarticulou, na manhã desta quinta-feira (18), uma quadrilha ligada ao tráfico de drogas com atuação na região do Vale do Rio Pardo. Mais de 100 agentes participaram da ação, cumprindo 39 mandados judiciais.
São 13 mandados de prisão preventiva, 20 de busca e apreensão em residências e seis mandados de busca de veículos em Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Pantano Grande. Até o momento, quatorze pessoas foram presas.
A ação foi denominada Faxina. De acordo com o chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, o nome é uma alusão a uma "limpeza" de traficantes das cidades feita com a operação.
O delegado Anderson Faturi, que coordenou a ação, afirma que foram quatro meses de investigação, identificando que um homem que é dono de um mercado e açougue no bairro Camargo, em Rio Pardo, era o chefe da quadrilha. Além disso, os revendedores da droga ligados a ele foram reconhecidos e presos.
— Ele vendia a droga no mercado, mas tinha um grupo bem estruturado que repassava para vender. O empresário que já cumpria prisão domiciliar com pena por tráfico e tornozeleira, mas possuía autorização para transitar na cidade — declara Faturi.
O homem que repassava as drogas ao suposto chefe do esquema foi preso em Santa Cruz do Sul. Os nomes dos envolvidos não foram identificados.
Operações policiais no RS
Também nesta manhã, a Polícia Civil realiza outras duas operações contra quadrilhas do tráfico de drogas. Em Passo Fundo, no Norte do Estado, quatro pessoas foram presas suspeitas de participar de esquema de maconha, cocaína e drogas sintéticas. Já em São Lourenço do Sul, policiais cumprem 26 mandados de prisão.