A Polícia Civil desencadeou na manhã desta quinta-feira (13) a Operação Cabresto, de repressão ao tráfico de drogas no Estado. 16 pessoas foram presas, sendo 15 homens e uma mulher. Um investigado não foi localizado e está foragido.
As buscas iniciais ocorreram nas cidades de Bom Progresso, Campo Novo, Sede Nova e Três Passos, no noroeste gaúcho, além de Montenegro, Santa Maria e Sobradinho. Dois dos homens foram presos em Tenente Portela e Frederico Westphalen, após não serem localizados nas casas onde a Polícia Civil tinha informações que estariam. Em Montenegro e Santa Maria, os mandados foram cumpridos nas penitenciárias.
A investigação de cinco meses apontou que detentos ligados a uma organização criminosa comandariam o tráfico de drogas de dentro de presídios. Uma quantidade não divulgada de maconha, cocaína e crack, além de munição calibres 38 mm e 9 mm, e uma motocicleta foram apreendidas.
A ação conta com o apoio da Brigada Militar e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), com trabalho de cerca de 150 servidores. A Polícia Civil não divulgou qual a organização criminosa é a investigada pela operação, e nem detalhes de como ela agia nas cidades.