Pelo menos quatro homens armados e encapuzados assaltaram, na manhã desta sexta-feira (28), dois bancos na cidade de Paim Filho, no norte do Estado. Durante o ataque, moradores e clientes – incluindo uma grávida – foram obrigados a fazer um cordão humano em frente às agências.
A ocorrência foi registrada às 10h15min. Segundo as primeiras informações da Brigada Militar, os criminosos assaltaram o Banrisul e o Sicredi do município. Inicialmente, a polícia averiguou se a cooperativa de crédito Cresol também havia sido assaltada, mas o responsável pelo local informou que não houve roubo.
Os ladrões fugiram em dois veículos por uma estrada vicinal, em direção à cidade de Maximiliano de Almeida, levando dinheiro das agências e pelo menos uma pessoa como refém. Ela foi liberada em um balneário da região.
Durante a fuga, eles deixaram vários miguelitos pelas vias, e uma das viaturas que estavam nas buscas teve pneus furados. Um dos automóveis usados pelo grupo — um Gol — foi apreendido e tinha caixas com miguelitos dentro. Dois suspeitos que estavam no veículo foram presos. O outro carro usado pela quadrilha foi encontrado incendiado no limite entre os dois municípios.
A Secretaria da Segurança Pública acionou a Força Gaúcha de Pronta Resposta para auxiliar na captura dos bandidos.
Inicialmente, 10 viaturas da região foram acionadas para atender à ocorrência. Depois, outros veículos da corporação se somaram às buscas, junto a uma aeronave da BM de Caxias do Sul. Paim Filho fica quase na divisa com Santa Catarina e tem cerca de 4 mil habitantes.