O monitoramento de ruas e avenidas de Porto Alegre passa a contar com uma nova tecnologia. Os controladores fixos de velocidade (pardais) agora estão equipados com câmeras que, com imagens de melhor qualidade, permitem a identificação e a consulta das placas dos veículos em tempo real. Os dados são repassados online para os órgãos de segurança.
Ao todo, Porto Alegre tem 45 pardais que contam com as câmeras. O acompanhamento é feito pelo Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic) e pelo Departamento de Comando e Controle Integrado (Dcci) da Secretaria da Segurança do Estado. Segundo o prefeito Nelson Marchezan Junior, a ideia é que nos próximos meses as 25 lombadas eletrônicas da cidade também contem com a tecnologia.
-É uma etapa importante do cercamento eletrônico da cidade. Nos próximos meses vamos avançar e a lombadas também serão integradas - disse o prefeito.
As câmeras não podem aplicar multas. Mas a nova tecnologia possibilita fazer 20 verificações por segundo e identificar na hora se a placa consta em alguma ocorrência de furto, roubo ou se o veículo está com a documentação vencida. Com esses dados é possível fazer a abordagem ou montar barreiras. O secretário de segurança do Estado, Cezar Schirmer, diz que iniciou o processo de cercamento eletrônico também no interior do Estado.
-No interior do Estado, 420 municípios já aderiram ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (Sim)e já escolhemos 25 cidades como Centros Regionais de Controle de Videomonitoramento - afirmou o secretário.
A tecnologia OCR (de reconhecimento de placas) não gerou custos aos cofres da Prefeitura. O sistema foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Município (Procempa)junto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (Eptc) e a Secretaria Municipal de Segurança. Câmeras da Capital que somente faziam o registro das imagens passaram a contar com o sistema de identificação das placas e instaladas nos pardais no início do ano.
Ainda em 2018, o cercamento eletrônico atingirá as entradas e saídas de Porto Alegre e ano que vem está previsto o videomonitoramento de veículos que estacionarão nas áreas azuis.
Dados da Secretaria Estadual de Segurança apontam que de janeiro a julho desse ano foram registrados 1.737 furtos e 5.284 roubos de veículos na Capital. O sistema da prefeitura emitiu, em média, 15 mil alertas diários nos últimos 30 dias.