Prevista para começar em junho, a instalação dos novos controladores de velocidade das rodovias federais do Rio Grande do Sul foi adiada. Ainda não se sabe a nova data para o trabalho, que está dois meses atrasado.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), alguns estudos técnicos já foram entregues pela empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica, vencedora da licitação. Eles estão sob análise.
Quando os estudos forem aprovados, a autarquia dará a ordem de instalação dos pardais. Antes de começar a multar, os equipamentos precisam ser aferidos pelo Inmetro. A expectativa é que os controladores entrem em funcionamento até dois meses depois da autorização para início da instalação.
Ao todo, os mais de 200 pardais vão monitorar 532 faixas de tráfego. Além de substituir os atuais, eles serão instalados em mais trechos de rodovias.
Serão cinco anos de contrato. Metade dos novos controladores terá sistema com identificação de todas as placas dos veículos, mesmo aqueles que não passarem acima da velocidade.
Os atuais controladores seguem funcionando pelo menos até janeiro, quando vence o último prazo do contrato com a gaúcha Kopp Tecnologia. A empresa presta o serviço no Rio Grande do Sul desde 2010, tendo o seu contrato prorrogado pelo Dnit por quatro vezes por causa da demora em concluir a licitação que havia sido lançada em maio de 2016. A concorrência foi interrompida e reaberta ao menos quatro vezes devido a ações na Justiça.