Menos de 10 minutos depois de ser aberta ao público, uma agência do Santander de Novo Hamburgo foi atacada por quatro criminosos armados e encapuzados. Imagens de câmeras de segurança registraram a ação dos bandidos na manhã desta sexta-feira (6).
As imagens mostram três criminosos entrando pela porta dos fundos às 9h09min. Armados com pistolas e um fuzil, rendem funcionários e clientes. Conforme o delegado João Paulo Abreu, da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), um malote de dinheiro havia chegado mais cedo na agência.
— O alvo dos criminosos era este malote entregue por uma empresa de transportes de valores, que foi rapidamente acondicionado no cofre na agência —, explica o delegado.
Como não conseguiram acessar o cofre da agência, os criminosos obrigaram um funcionário a entregar o dinheiro dos caixas de atendimento ao público. Segundo o delegado, a quantidade levada pelos bandidos é considerada "pequena".
Exatos seis minutos após ingressarem na agência, um dos bandidos deixa o local pela porta da frente e vai em direção ao veículo da quadrilha. Uma guarnição da Guarda Municipal, que havia sido alertada por moradores da ação criminosa, foi recebida a tiros pelo criminoso. Ninguém ficou ferido.
Os outros três criminosos aparecem embarcando em um Cruze utilizado na fuga. O veículo foi abandonado e incendiado na Rua Bento Manoel, nos fundos do Hospital Geral de Novo Hamburgo. Policiais encontraram placas de aço colocadas nas portas do veículo, que serviam como um reforço em caso de troca de tiros.
O delegado Tarcísio Lobato Kaltbach, da 1ª DP de Novo Hamburgo, afirmou que os criminosos tinham a chave da porta dos fundos da agência bancária.
— Não houve arrombamento, a porta estava fechada e foi encontrada uma chave na fechadura.
Até as 16h desta sexta-feira ninguém havia sido preso pela polícia.