O Rio Grande do Sul registrou queda de 25,7% nos homicídios (1.470 em 2017 contra 1.092 neste ano) e 35,6% nos latrocínios (73 contra 47) entre janeiro e junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10) pelo titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Cezar Schirmer.
Em Porto Alegre, os assassinatos apresentaram queda de 19,8% (334 registros em seis meses de 2017 diante de 268 neste ano), e os latrocínios reduziram em 30% (10 para 7 registros). O roubo de veículos foi o único indicador que apresentou elevação no semestre na Capital : acréscimo de 2,4%.
Durante a coletiva, o secretário criticou a decisão da Justiça que permite a volta ao Rio Grande do Sul de 17 presos que foram transferidos para presídios federais no ano passado.
— Acho péssima decisão. É um desastre. Os argumentos (para a volta) são pífios.
Schirmer demonstrou preocupação com o aumento da criminalidade caso a volta dos presos seja efetivada. Segundo o secretário, há a possibilidade de as facções se reorganizarem e de a disputa entre elas se intensificar.
— São criminosos com longa tradição do crime, têm mais de 840 anos de pena, fora o que já cumpriram. Não são criminosos de crimes menores, não é ladrãozinho de chinelo. São assassinos contumazes. Em tese não deveriam sair da cadeia.
Além das críticas à decisão, Schirmer reconheceu que o número total de homicídios ainda é alto. Entretanto, destacou que estão sendo feitas ações para deter a criminalidade. Entre elas, citou a construção de prisões em Bento Gonçalves e em Porto Alegre.
— Em agosto fica pronto o presídio atrás do Central — salientou Schirmer, se referindo à prisão que está sendo sendo erguida pelo grupo Zaffari na Capital, devido à permuta de um terreno na Avenida Praia de Belas..
O secretário observou ainda que seguem as negociações para a construção de uma penitenciária federal em Charqueadas. Segundo o titular da pasta, a área já foi transferida para a União:
— O ministro (da segurança, Raul Jungmann) me disse que o projeto está em processo de elaboração. Gostaria que a penitenciária viesse para cá o quanto antes.