Operação conjunta das polícias Civil e Rodoviária Federal apreendeu cerca de 200 quilos de drogas e uma pistola calibre 5.7 de origem belga na BR-470, em Garibaldi, na manhã desta sexta-feira (13). A droga, a arma e munição estavam em uma carreta. O motorista de 50 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso.
De acordo como titular da Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Caxias do Sul, Adriano Linhares, a droga saiu de Foz do Iguaçu, no Paraná, e seria distribuída na serra gaúcha. Segundo Linhares, o grupo de traficantes era monitorado e havia informação da passagem pela BR-470 nesta sexta-feira.
— Essa é uma ponta da investigação que agora continua — afirma o titular da Defrec.
São cerca de 20 quilos de pasta base, que resultariam em 100 quilos de cocaína refinada, conforme o delegado. Foram apreendidos ainda 50 quilos de cocaína já refinada e 111 quilos de maconha. Linhares explica que a arma tem comercialização proibida no Brasil e seria conhecida pela capacidade de furar colete balístico. A operação apreendeu também cerca de 500 projéteis.