Agentes da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas encontraram, no pátio no qual detentos costumam tomar sol, um buraco de meio metro, que serviria para que presos da Galeria D, no módulo 4, fizessem uma rota de fuga. Conforme a diretora da penitenciária, Karoline de Souza, a revista ocorreu após uma denúncia vinda do setor de inteligência da Susepe.
— Recebemos a denúncia, depois nos reunimos com o setor de segurança e fomos verificar este fato. Ao chegar lá, encontramos um buraco ainda pequeno, mas que seria aumentado para a fuga — conta a diretora.
Segundo ela, os nove detentos que estavam na cela pertencem a grupos organizados.
— Dois dos nove presos que estavam nas celas assumiram que iriam fugir quando houvesse condições, mas os outros sete disseram que não pretendiam participar da fuga. Esses dois homens fazem parte de facções — confirma.
No local, foram encontradas pás artesanais de plástico e alumínio, celulares, chips e carregadores. Os homens foram transferidos para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
A Penitenciária Modulada de Charqueadas tem capacidade para 972 presos, mas hoje tem 1420. Para evitar planos de fuga como o descoberto no fim da tarde de segunda-feira (9), os agentes costumam fazer inspeções estruturais nas celas.
— Semanalmente, são feitas revistas em todas as galerias e não há resistência dos detentos. Apesar da superlotação, as condições estão relativamente boas, mesmo não sendo as totalmente adequadas — ressalta a diretora.