A Polícia Civil de Bagé, na Campanha, deflagrou operação nesta quarta-feira (21) para combater uma quadrilha que movimentava cerca de R$ 100 mil por mês com o tráfico de drogas no município. A Operação Cárcere, da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Bagé, cumpriu 40 mandados judiciais, sendo 35 de busca e apreensão de drogas e os demais de quebra de sigilo financeiro e bloqueio de contas.
A quadrilha, investigada desde novembro de 2017, era comandada de dentro do Presídio Regional de Bagé e também por um preso da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
— Queremos tirar de circulação a droga e as pessoas que estão fornecendo para os usuários. Por isso, os mandados são cumpridos diretamente nas bocas de fumo. Além disso, com a quebra do sigilo bancário das contas de "laranjas" utilizadas pela quadrilha, poderemos ter uma dimensão da atuação do grupo, que, suspeitamos, pode estar envolvido com o tráfico em outras regiões — detalha o delegado titular da Defrec de Bagé, Cristiano Ritta.
No total, 10 criminosos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e por porte ilegal de arma de fogo. A polícia apreendeu cerca de 1,5 kg de maconha, crack e cocaína - droga avaliada em R$ 40 mil. Também foram apreendidas quatro armas de fogo. Um mandado foi cumprido em Estrela.
Cinco integrantes do grupo foram presos em janeiro, mas os líderes da organização já estavam presos antes disso. Apesar de a quadrilha já ter sido descoberta, a polícia considera que a rede de distribuição foi desarticulada com a operação desta quarta-feira. Os nomes dos presos não foram divulgados, já que as investigações continuam.