Avaliado em meio milhão de reais, o arsenal apreendido pela 4ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) na madrugada desta terça-feira (20), em Alvorada, na Região Metropolitana, também reunia alto poder de fogo.
Foram recolhidas 103 armas de diversos calibres, principalmente, revólveres, mas havia também um fuzil, espingardas e uma submetralhadora artesanal cujos projéteis têm capacidade para perfurar a lataria de aviões, helicópteros e carros-fortes.
Segundo a investigação, o armamento era alugado ou vendido para criminosos por valores entre R$ 1 mil e R$ 15 mil. Um homem de 57 anos foi preso em flagrante por ser o responsável pela fábrica clandestina.
A lista completa:
Fuzil 7.62 de ferrolho - 3
Submetralhadora - 1
Espingarda - 21
Pistola - 15
Revólver - 52
Garrucha - 11
Total = 103 armas
Confira abaixo as características dos tipos de armas apreendidas:
Submetralhadora .30
Apelidada "macaquinha", é uma submetralhadora comum (de origem desconhecida), calibre 9mm, transformada para um calibre muito mais potente: o .30. Pode ser usada para metralhar carros-fortes ou até atacar aviões e helicópteros. O seu projétil atravessa com facilidade chapas de aço. Usa cerca de 20 projéteis no pente. A velocidade de saída do cano (disparo) é de até 600 metros por segundo.
Pistola Luger
Com calibre 7.65 mm, foi a arma padrão do exército alemão, nas duas grandes guerras. Era usada pelos oficiais. Fabricada pela empresa Mauser. Usava oito projéteis no pente. A velocidade de saída era de 435 metros por segundo.
Revólveres .38, .32 e .22
São as armas mais usadas por assaltantes de pedestres e de ônibus. Têm capacidade de seis projéteis no tambor. Só disparam tiro a tiro. A velocidade de saída do cano é de até 370 metros por segundo.
Escopetas e espingardas
Foram encontradas diversas armas com cano denominado "de alma lisa", apropriado para caça. São as espingardas (a maioria precisa substituir o cartucho a cada disparo) ou escopetas (que usualmente carregam os projéteis de forma semiautomática, o que propicia vários tiros sem necessidade de repor os cartuchos). Espalham carga circular de chumbo, o que dispensa precisão na mira. São muito usadas para combate aproximado. A velocidade de saída é de 400 metros por segundo.