Varonil Schneider, 80 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (2) no Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta, no Noroeste. Segundo a Polícia Civil, o idoso foi o autor dos disparos que mataram dois homens — Alexandre de Matos, 33 anos, e Francelino de Matos, 58 anos — na quinta-feira (1º), na zona rural de Salto do Jacuí.
Schneider foi baleado por moradores que teriam ficado revoltados com o crime — ele ainda feriu dois homens e um adolescente de 15 anos a tiros. O idoso tentou fugir, mas a polícia o capturou e o encaminhou em estado grave para o hospital de Salto do Jacuí. A casa dele foi incendiada.
Devido à ameaça de invasão ao hospital, o idoso foi transferido para Cruz Alta, onde faleceu nesta manhã.
O caso
Segundo a Polícia Civil, Varonil Schneider matou dois homens e feriu outros três a tiros na quinta-feira. O crime começou pela manhã, quando o idoso atirou contra garimpeiros — Alexandre de Matos, 33 anos, foi morto no local e outros dois homens ficaram feridos.
De acordo com o delegado Josuel Reis Muniz, as primeiras informações trabalhadas pela investigação é de que Schneider atirou por conta de uma discussão de que os garimpeiros estavam invadindo a propriedade dele para extrair pedras preciosas.
Um adolescente de 15 anos foi até o local para saber o que tinha acontecido e foi baleado em uma das pernas. Ele foi socorrido por Francelino de Matos, 58 anos, que, após levar o menino ao hospital, voltou ao local e também foi baleado, e morreu no hospital.