Em apenas três dias, 10 agências bancárias foram atacadas no Rio Grande do Sul. A marca foi atingida na madrugada desta sexta-feira (2) com o registro de duas novas ações. Os casos ocorreram em prédios do Banrisul nos municípios de Barra Funda, no norte do Estado, e São Martinho, nas Missões. Os outros ataques ocorreram nas cidades de Lindolfo Collor, São Jorge, Canudos do Vale, Mata, Entre Rios do Sul e Quatro Irmãos.
O ataque mais grave ocorreu em Barra Funda. Ao menos cinco criminosos usaram explosivos para arrombar os caixas do autoatendimento de uma agência do Banrisul, por volta das 3h10min . Conforme a Brigada Militar, moradores da região se assustaram com a explosão e saíram às janelas para ver o que estava ocorrendo.
Neste momento, dois assaltantes que estavam do lado de fora da agência dando retaguarda aos outros três comparsas teriam realizado disparos de pistola 9 milímetros para intimidar os curiosos. Os bandidos fugiram em uma caminhonete Nissan Frontier. Não há feridos.
Vinte minutos depois, às 3h30min, em São Martinho, na região das Missões, outra agência do Banrisul também foi alvo de uma ação criminosa. Desta vez, os assaltantes utilizaram um objeto para quebrar os vidros e acessar o estabelecimento. Conforme a Brigada Militar, eles não danificaram os caixas e o cofre.
Com estes dois registros, o Rio Grande do Sul já contabiliza 26 ataques a bancos somente neste ano. Destes, nove tiveram a utilização de explosivos para destruir caixas eletrônicos e cofres.