A Brigada Militar (BM) realizou nesta terça-feira (20) uma grande operação em áreas conflagradas pelo crime nas zonas sul e leste de Porto Alegre, além de Canoas, Cachoeirinha e Novo Hamburgo. São cerca de 380 PMs, com apoio de um helicóptero, em busca de foragidos, armas e drogas na Vila Cruzeiro, Morro Santa Tereza e Lomba do Pinheiro.
Foram presos 25 suspeitos (21 deles tinham mandado de prisão em aberto e quatro eram foragidos condenados). Foram apreendidas armas, caixas de cigarros contrabandeados, rádio comunicadores, dinheiro e drogas — a quantidade não foi informada.
Segundo o tenente coronel Marcelo Tadeu Pita, são 326 policiais operacionais e 55 da área de inteligência. Eles estão divididos em patrulhas a pé e de moto, além de realizarem fiscalizações em barreiras em pontos estratégicos. Nas vias principais e em locais utilizados por integrantes de facções, os brigadianos fecharam todos os acessos e todas as pessoas são vistoriadas.
— O grande objetivo é combater o tráfico e, com isso, tentar reduzir vários índices de criminalidade. Não são simples barreiras. São ações resultantes de um levantamento de inteligência — diz Pita.
As ações fazem parte da Operação Avante. Participam PMs do Grupo de Ações Táticas e Especiais (Gate), Batalhão de Operações Especiais (BOE) e Grupamento Aéreo, além do 1º BPM, 9º BPM, 19º BPM e 21º BPM.