O único posto policial no bairro Ipanema, que havia sido reformado pela comunidade em outubro do ano passado após passar um ano fechado, foi reaberto. O local havia tido suas atividades interrompidas no dia 27 de dezembro, depois da entrega das 118 novas viaturas e do remanejamento dos policiais do posto para patrulha com os novos veículos.
Neste sábado (6), a unidade funcionava das 14h às 6h, sem viaturas e apenas com atividades administrativas.
Segundo relato de moradores, a decisão do fechamento do posto, no final do ano passado, não foi compartilhada com a comunidade. Vizinhos do bairro Ipanema investiram mais de R$ 6 mil para a reforma da unidade. Foram comprados novas telhas, forro e feita reestruturação elétrica. A comunidade também doou móveis, eletrodomésticos e utensílios para reativar o posto.
— Vários serviços em nossa comunidade dependem da atuação da Brigada Militar, devido a problemas na segurança do bairro. O posto de saúde de Ipanema, por exemplo, está fechando às 17h. Infelizmente, o novo comando da Brigada Militar parece não ver a importância do policiamento comunitário — explicou Waneza Vieira, presidente da Associação Ipanema Eu Moro, Eu Cuido.
A Brigada Militar alega que a decisão do fechamento e, posteriormente, a reabertura parcial, com serviço limitados no posto de Ipanema ocorre devido ao remanejamento de policiais para Operação Golfinho e a necessidade de policiamento ostensivo nas ruas.
— A Brigada Militar é uma instituição feita por pessoas. Deveriam ouvir a comunidade. Depois de tudo que fizemos para nos alinharmos com o policiamento comunitário, tomam estas decisões que prejudicam a segurança no bairro. Ficamos realmente muito chateados — afirmou Eduardo Argolo, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Ipanema.
Gaúcha ZH tentou contato com o comando do 1° Batalhão de Polícia Militar, responsável pela região de Ipanema, mas não teve retorno.