Durante entrevista na segunda-feira (23) em que falou sobre reforço policial em Gravataí após o atententado em festa, o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, deu outra informação importante: prometeu que parte dos aprovados no concurso para agentes penitenciários da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) serão chamados ainda neste ano.
Schirmer afirmou, no programa Estúdio Gaúcha, que, nos próximos 15 dias, o governo deve alinhar as últimas providências. Realizado em 2016, o concurso teve 620 vagas para agentes e cem para a área administrativa — consideradas essenciais para que a tão esperada abertura plena da Penitenciária de Canoas seja possível.
— Precisamos urgentemente abrir (o presídio) em Canoas, o que faltava lá é uma questão de esgoto que já está resolvida. Não adianta encher de presos sem agentes penitenciários. Vamos chamar ainda neste ano — garantiu o secretário.
Segundo Schirmer, o número dos convocados ainda está sendo definido:
— Nesse momento estamos vendo quantos chamar, mas, da minha vontade, seria o máximo possível.
Ouça a entrevista completa:
Ate então, a assessoria de imprensa da SSP limitava-se a informar que pretendia ter os novos agentes formados até fevereiro de 2018, mas não dizia quando iniciaria o curso de formação.
O curso regular para a formação de agentes dura entre três e quatro meses, mas, de acordo com o presidente da Associação dos Agentes, Monitores e Auxiliares Penitenciários do RS (Amapergs/Sindicato), Flávio Berneira Júnior, já houve ocasiões em que a formação foi bastante acelerada.
O quadro de agentes penitenciários e agentes penitenciários administrativos, na classe inicial, tem atualmente 1.025 vagas abertas. O concurso prevê a ocupação de 720 delas. Outros 305 aprovados também poderão ser incluídos na lista.