A Polícia Civil realiza operação na manhã desta terça-feira (31) para combater o roubo e o furto de máquinas agrícolas, principalmente de tratores e colheitadeiras. Agentes cumprem 39 mandados judiciais em nove cidades gaúchas e em Chapecó (SC). Até as 10h, 15 pessoas haviam sido presas.
A operação Campo Seguro é resultado de uma investigação de quatro meses, tempo necessário para descobrir uma conexão entre quadrilhas de outras regiões fora do Estado. O alvo da ação é uma quadrilha que praticava os roubos em cidades do norte gaúcho, principalmente na região de Soledade, e no Vale do Taquari para depois encaminhar as máquinas a criminosos de Santa Catarina, Paraná e Argentina. Segundo o delegado Márcio Marodin, responsável pala operação, um dos líderes do grupo é da cidade de Muçum, no Vale do Taquari, e outro integrante, responsável por adulterar o maquinário, é da região de Caxias do Sul, na Serra.
- Nós abrimos inquéritos para nove roubos e furtos de máquinas agrícolas somente aqui na região de Soledade. Mas descobrimos conexões com outras regiões, por isso não descartamos um número muito maior de ocorrências - ressalta Marodin.
Durante a investigação, sete suspeitos de integrar a organização criminosa foram presos e sete máquinas agrícolas foram recuperadas, sendo devolvidas aos proprietários. Os policiais cumprem 10 mandados de prisão preventiva, 10 de prisão temporária e 19 de busca e apreensão. As ações ocorrem nas seguintes cidades: Crissiumal, Erval Grande, Liberato Salzano, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Garibaldi, Farroupilha, Muçum, Encantado e Chapecó (SC).