Imagens de câmeras de segurança flagraram a ação dos assaltantes que mataram o empresário José Américo Brandão Ferreira, 62 anos, em Novo Hamburgo, na noite desta segunda-feira. A Polícia Civil trata o caso como latrocínio — roubo com morte.
Os três criminosos, que estavam escondidos em uma árvore próxima à casa, aproveitaram o momento em que o portão estava fechando para entrar. Um segundo portão também estava praticamente fechado, mas dois assaltantes conseguiram passar por baixo e abordar o empresário.
Dentro da garagem, os criminosos renderam a vítima, e tiveram dificuldade para tirar o carro de dentro da garagem. Em seguida, um deles disparou duas vezes contra Ferreira, que não havia reagido ao assalto. De acordo com o comissário de polícia, Jorge Luz o homem foi "morto de maneira covarde".
Como não conseguiram dirigir o veículo, o bando fugiu do local sem levar nada, conforme o policial.
— Só não levaram o carro porque faltou habilidade para tirar da casa. Até bateram na parede do ambiente. Esse caso é latrocínio, que só não consumou o roubo por inabilidade — diz o comissário.
A mulher da vítima estava dentro de casa quando tudo ocorreu. De acordo com o policial, ela ficou apavorada e só saiu depois de ouvir os disparos. Ela acabou deparando com o corpo do marido no chão.
Os investigadores analisam as imagens da câmera e ouvem testemunhas para identificar os bandidos.