Uma operação da Polícia Civil de São Sepé, no centro do estado, prendeu três pessoas e apreendeu duas ambulâncias na manhã deste domingo (09). Os veículos, de propriedade de uma funerária do município, eram usados para o tráfico de drogas na região.
Entre os presos na Operação Descanso, está o dono do estabelecimento. Além dele, uma vizinha da funerária e um jovem de 25 anos também foram presos. Na quinta-feira (06), após um mês de investigações, outras três pessoas já haviam sido detidas, inclusive o irmão do dono, preso neste domingo. Todos foram encaminhados ao Presídio Estadual do município.
A delegada responsável pela investigação, Roberta Trevisan, diz que a droga, predominantemente cocaína, era buscada em Santa Maria e levada para São Sepé e outras cidades da região. "Nós começamos o trabalho de investigação após denúncias anônimas. Depois de um tempo, pudemos constatar que, de fato, as ambulâncias da funerária eram usadas para o transporte do entorpecente", afirma a delegada.
A entrega da droga era feita durante a noite, nos plantões da funerária. Durante o dia e nas noites em que era solicitado, o serviço funcionava normalmente. "Sabemos que quando estavam sem pacientes, as ambulâncias eram usada para buscar a droga. Ainda não é possível afirmar se a droga era transportada ao memso tempo em que eram levados pacientes. Isso será investigado", acrescenta.
O dono do estabelecimento possui outras ambulâncias que prestam serviços para a prefeitura, inclusive o transporte de pacientes até o Hospital de Santa Maria. Esses veículos também serão investigados pela polícia.
A reportagem entrou em contato com a funerária e conversou com um funcionário, que preferiu não ser identificado. Ele contou que ficou surpreso com a operação na manhã deste domingo. Ele afirma que trabalha há um ano e meio no local e nunca desconfiou do esquema. A funerária segue operando normalmente.