O que é?
A uveíte é uma inflamação que acomete a úvea – camada formada por estruturas intraoculares como íris, coroide e corpo ciliar –, além de outras regiões como a retina e o vítreo.
Quais as causas?
As principais são doenças infecciosas como toxoplasmose, sífilis e tuberculose. Outros casos também podem estar associados a doenças reumatológicas como artrite reumatoide e lúpus.
Pode simplesmente acontecer
O paciente não precisa se assustar se a causa da inflamação não for constatada. Segundo médicos, é comum a condição simplesmente acontecer. Quando isso ocorre, o quadro recebe o nome de uveíte idiopática.
Quais os sintomas?
- Baixa visão ou embaçamento
- Olho vermelho
- Dor ocular, também associada a sensibilidade à luz
Como é o tratamento?
Feito à base de colírios anti-inflamatórios e dilatadores de pupila. Em casos de doença infecciosa ou reumatológica, antibióticos ou anti-inflamatórios são utilizados no controle da enfermidade.
E se não tratar?
A uveíte pode levar a algumas complicações, como aumento da pressão intraocular, formação de catarata e até mesmo cegueira irreversível.
Não é conjuntivite
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana que recobre externamente o olho, podendo ser acompanhada de secreção ocular, prurido e sensação de corpo estranho. A uveíte é uma inflamação de estruturas de dentro do olho.
Como diferenciar?
O médico oftalmologista é o único capaz de analisar de que tipo de quadro se trata. A avaliação é sempre necessária para o diagnóstico e o tratamento correto. Conjuntivites são quadros mais leves que, dependendo do grau da inflamação, podem desaparecer com o tempo. Já a uveíte é uma condição mais complicada, que necessita de um tratamento adequado para evitar complicações graves.
Evite a automedicação
Por a doença ser parecida com conjuntivite, muitas pessoas se automedicam. O ato pode prolongar a inflamação e dificultar o tratamento. Assim que os sintomas aparecerem, um oftalmologista deve ser consultado de imediato.
Fontes: Daphne Castro Santana, oftalmologista Hospital do Banco Olhos, e Bianca Gubiani Ferreira, oftalmologista do Hospital Moinhos de Vento – ambas especialistas em uveíte.
Produção: Arthur Ruschel