Localizado dentro do núcleo das células, o DNA contém todo o material genético dos seres vivos. É nele que estão as informações para o funcionamento do metabolismo e as principais características que definem o ser humano. GaúchaZH ouviu especialistas para entender como o teste é feito e para que serve.
Como funciona?
- Primeiro, são coletadas amostras de sangue, suor ou de saliva. Fios de cabelo, como visto nos filmes e seriados policiais, também servem na vida real. Todo o material é enviado para o laboratório, onde é congelado e armazenado em recipientes, podendo ficar estocado por vários anos.
- Enzimas são colocadas nas amostras para ampliar e tratar o material genético. Em seguida, por meio de um equipamento magnético chamado extrator automatizado de DNA, ele é separado de outras substâncias como proteínas e sujeira. O processo dura em torno de uma hora.
- Depois, é feito o sequenciamentos das unidades formadoras do DNA, as bases nitrogenadas adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T). A operação serve como um mapeamento do material genético tornando possível a sua leitura pelos profissionais.
- Em análises de doenças, o sequenciamento permite verificar que tipo de alterações são encontradas nas bases que podem estar causando algum distúrbio. Já em testes de paternidade, um banco de dados permite comparar dois DNAs, a fim de localizar semelhanças. O procedimento também era muito utilizado para comprovar a maternidade em casos de raptos de crianças, como os que ocorreram na ditatura argentina, por exemplo.
O que pode ser descoberto?
- Casos de paternidade ou vínculos familiares
- Doenças hereditárias
- Testes de ancestralidade para a identificação de descendências
- Doenças infecciosas
Em quanto tempo sai o resultado?
Testes de paternidade variam entre duas semanas até um mês. Já em análises de doenças, o resultado pode sair em 24h.
Quanto custa?
Varia entre R$ 200 e R$ 2 mil. Para doenças, é obrigatória e prescrição de um geneticista. Em testes de paternidade, deve haver o consentimento de ambas as partes (mãe, filho e pai). Caso o filho seja menor de idade, a mãe ou responsável pode solicitar na Justiça o teste. A situação é comum quando a criança é registrada sem o nome do pai, pois ele não quer assumir a filiação.
Onde solicitar o exame?
Todos os testes, tanto de paternidade quanto de doenças, são realizados em laboratórios especializados de biologia molecular. No caso de problemas de saúde, os testes são sempre solicitados por médicos – como hematologistas, infectologistas e geneticistas.
Quais doenças estão ligadas ao DNA?
- Distrofias musculares
- Síndrome como Down e Patau
- Fibrose cística
- Doenças de metabolismo
- Daltonismo
Projeto Genoma Humano
O genoma é o conjunto completo do DNA de um organismo. Em 1990, cientistas de 17 países – incluindo o Brasil – lançaram o projeto Genoma Humano com o objetivo de mapeá-lo. O resultado final da pesquisa foi publicado em 2003. Os pesquisadores concluíram que o genoma humano apresenta 3 bilhões de nucleotídeos – bases formadoras do DNA. A descoberta permitiu o avanço contra doenças, além de ajudar em pesquisas da área genômica.
O DNA dos gêmeos
Quando formados por um espermatozoide e um óvulo – gêmeos univitelinos –, têm o mesmo DNA. Nos bivitelinos – dois espermatozoides e dois óvulos –, os DNAs são diferentes.
Fontes: Lavinia Schuler-Faccini, chefe do Serviço de Genética Médica do HCPA, e Odelta Alliende dos Santos, farmacêutica bioquímica do Laboratório de Biologia Molecular da Santa Casa.