A pessoa na sua frente desmaia e para de respirar. Ela pode ter sofrido uma parada cardiorrespiratória. Você sabe o que fazer?
Como fazer
1 - Deite a pessoa de barriga para cima. Aproxime seu rosto da boca ou do nariz para confirmar que ela não está respirando. Segure a testa e eleve o queixo para ajudar a desobstruir as vias aéreas.
2 - Posicione-se de joelhos na linha do tórax da pessoa. Com as duas mãos abertas, sobrepostas e com os dedos entrelaçados, pressione a região central do tórax, na altura dos mamilos.
3 - Use o peso do seu corpo e para fazer movimentos de compressão. Conte, aproximadamente, dois empurrões por segundo. A função disso é fazer com que o peso do seu corpo “comprima” o coração, empurrando o sangue.
4 - Depois de 30 compressões, faça duas ventilações (respiração boca a boca): feche o nariz da pessoa e assopre intensamente na boca dela.
5 - Veja se o tórax retornou para a posição normal, retome os movimentos de compressão e recomece o processo, que deve ser realizado até a chegada do socorro.
E se eu fizer errado?
O principal cuidado é não fazer pressão demais no tórax, o que pode quebrar uma costela e resultar na perfuração do pulmão ou mesmo em uma hemorragia. Para evitar esse problema, use apenas o peso do próprio corpo ao realizar o movimento de compressão, sem aplicar força.
Por que é importante
Os movimentos no tórax ajudam a comprimir os ventrículos para liberar a circulação de sangue, e a respiração boca a boca auxilia a oxigenação.
Fontes: Jorge Alberto Auzani, cardiologista e médico da emergência do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, e Giuliano Zortéa, cardiologista do Hospital São Francisco do Complexo da Santa Casa de Misericórdia.