Uma mensagem que circula na internet afirma que todo mundo deveria prestar atenção a uma tal "lei de um minuto e meio" ao acordar. Seria assim: como o corpo está recém despertando de um período de repouso, levantar da cama de um jeito apressado poderia causar um acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. A orientação para evitar esse possível problema é até bem simples: erguer-se devagarinho, dando tempo para o corpo voltar ao seu estado normal. Será que isso é verdade?
Despertar do sono e logo levantar não tem relação direta com a probabilidade de um AVC. Esse mal pode, sim, acometer alguém no seu período de repouso, mas nada tem a ver com o ato de “acordar de repente”.
A mensagem descreve com muito mais exatidão uma outra condição de saúde: a hipotensão postural. Quem sofre com isso é que costuma ter significativas quedas de pressão ao ficar em pé ou sentar após muito tempo deitado. Essa condição pode levar a tonturas e até desmaios. Para preveni-la, vale mesmo dar um tempo para o fluxo sanguíneo se ajustar no corpo. A hipotensão postural afeta, principalmente, idosos, diabéticos e pacientes com insuficiência renal. Também aqueles que tomam remédios para controlar a pressão ou têm Parkinson costumam desenvolver o problema.
A “lei de um minuto e meio” é falsa, mas acaba passando uma mensagem importante: não é todo mundo que vai precisar seguir a orientação de esperar para levantar, mas algumas pessoas podem evitar problemas se ficarem um pouquinho a mais na cama. Esse tempinho extra, enfim, é algo que não faz mal.
Fontes: Ricardo Santin, neurologista da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e Sheila Martins, professora da Faculdade de Medicina da UFRGS e presidente da Rede Brasil AVC
Notícias falsas fazem mal à saúde. Por isso, a seção Verdade ou Boato vai esclarecer mitos que circulam pela internet. Com a ajuda de especialistas, vamos desvendar semanalmente se aquela mensagem que você recebeu pelas redes sociais é verdadeira ou falsa.