Existem diversas páginas que tratam de saúde na internet e nem todas são confiáveis. Sites de supostos médicos, instituições ou que reúnem notícias sobre o tema podem trazer informações falsas ou distorcidas, muitas vezes publicadas com fins comerciais. Por isso, é importante conferir alguns pontos antes de acreditar no que está escrito.
Veja uma lista de 10 questões que o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos sugere fazer ao acessar uma página de saúde.
1) Quem administra o site?
O site deve mostrar claramente quem é o responsável pelas informações publicadas. Seja um médico, uma equipe de especialistas ou um jornalista.
2) Quem paga pelo site?
A fonte do financiamento deve ser clara. Por exemplo, o governo federal financia sites com endereços terminados em ".gov", os institutos educacionais mantêm sites ".edu", os endereços de organizações não comerciais geralmente usam ".org", e ".com" denota uma organização comercial. A fonte de financiamento de um site pode influenciar o conteúdo que ele apresenta, como ele apresenta e o que o administrador deseja com o site.
3) Qual é o objetivo do site?
A pessoa ou organização que administra um site e as fontes de financiamento dessa página determinam a sua finalidade. Muitos têm um link para informações sobre o site, geralmente algo como "Sobre nós" ou "Quem somos". Esse conteúdo deve indicar claramente a finalidade da página e ajudá-lo a avaliar a confiabilidade das informações. Procurar por outra fonte de informações de saúde que seja independente e imparcial pode ajudá-lo a validar a precisão do material publicado.
4) Qual a fonte original das informações?
Muitos sites médicos e de saúde publicam informações coletadas em outras fontes. Se os textos não foram produzidos pela equipe da página, é imprescindível que a fonte original seja identificada.
5) Como o site documenta as evidências que suportam suas informações?
As evidências médicas e científicas que suportam o texto precisam estar claras. Fatos e números devem ter referências (como citações de artigos publicados em revistas científicas). Além disso, opiniões ou conselhos devem ser claramente diferenciados das informações baseadas em evidências.
Cuidado com depoimentos de pessoas que usaram determinado produto ou serviço. Eles não são baseados em evidências e nem sempre podem ser comprovados.
6) Como a página escolhe links para outros sites?
Sites confiáveis geralmente têm uma política que rege os links para outras páginas que eles publicam. Alguns não fornecem links para nenhum outro site, outros fornecem links para qualquer página que solicite ou pague, e outros fornecem links apenas para sites que atendem a determinados critérios.
7) Quais informações sobre o leitor o site coleta e por quê?
Os sites rastreiam rotineiramente o caminho que os usuários percorrem em suas páginas para determinar o que está sendo visualizado. No entanto, muitas páginas também solicitam que os usuários "se inscrevam" ou "tornem-se membros" do site. Às vezes, isso é feito para coletar informações pessoais do internauta. Qualquer site que solicite informações pessoais deve explicar exatamente o que fará ou não com elas.
8) Como o site gerencia as interações?
Os sites sempre devem oferecer uma maneira de você entrar em contato para fazer comentários e perguntas. Se a página hospedar uma sala de bate-papo ou alguma outra forma de discussão online, os termos do uso do serviço devem estar bem explicados.
9) Quem revisou as informações antes da publicação?
Os sites relacionados à saúde devem fornecer informações sobre as credenciais médicas das pessoas que prepararam ou revisaram o material. Por exemplo: se uma página oferece indicações sobre vitaminas e outros suplementos alimentares, é preciso que esteja claro quem forneceu essas informações.
10) Qual a data das informações?
Os especialistas devem revisar e atualizar o material regularmente. A informação médica precisa estar revista porque a ciência está constantemente trazendo novidades. Os sites devem mostrar a data mais recente de atualização ou revisão. Mesmo que as informações não mudem há muito tempo, é preciso indicar que o material foi revisado recentemente para garantir que os dados ainda sejam válidos.