Se o café da manhã é mesmo a refeição mais importante do dia, o que sobra para o jantar? Um papel importante na alimentação diária, certamente. Então por que se ouve dizer que comer à noite engorda, que se deve ingerir menor quantidade de alimentos quando se aproxima a hora de dormir, que o carboidrato noturno é um vilão para quem quer perder peso?
Assim como o desjejum é o momento do dia em que o corpo está mais precisando da ingestão de nutrientes e mais disposto a gastar energia, a noite é o turno em que, para a maioria das pessoas, o organismo está se preparando para o repouso. Por isso, alimentos leves são mais recomendados, já que a capacidade de digerir um grande lanche ou prato de comida é menor depois que o sol se põe. Isso não quer dizer que se deva "pular" o jantar.
— Podemos e devemos nos alimentar no período da noite. A grande questão é a quantidade e a combinação dos alimentos que serão ingeridos, principalmente proteínas, carboidratos e lipídios, e em qual horário será realizada essa refeição. O ideal é que não seja muito tarde, de preferência de duas a três horas antes de dormir — explica a nutricionista Daniela Vieira, pós-graduada em Nutrição Clínica e Metabólica.
A nutricionista Lisete Souza ressalta que individualidades devem ser levadas em conta. Quem é ativo à noite e gosta de se exercitar depois do trabalho — e, assim, gasta energia mesmo algumas horas antes de ir dormir — tem o metabolismo mais rápido, podendo inclusive ingerir maior quantidade, por exemplo, de carboidratos. Agora, se alguém prefere fazer exercícios pela manhã, trabalha o dia inteiro e quando chega em casa só quer descansar, realmente a janta deve ser leve.
— À noite, em geral, recomenda-se comer alimentos com menos gordura e açúcares, porque nosso metabolismo está desacelerando. Temos, porém, atividade cerebrais que precisam de energia, então não podemos deixar de comer. O ideal seria uma fruta ou sopa de legumes ou massa sem molhos gordurosos — sugere a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas - 2ª Região (CRN-2), Glaube Riegel.